A Termolar continua a consolidar sua posição de destaque no mercado internacional como maior exportadora brasileira de produtos para soluções térmicas. Em 2024, a empresa exportou mais de 1 milhão de unidades, entre garrafas e coolers, para mais de 15 países, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Reconhecida pela inovação e excelência de seus produtos, a Termolar manteve um desempenho sólido, mesmo diante de adversidades econômicas globais.
A América Latina permanece como o principal destino das exportações, com destaque para mercados como Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia. Além disso, a América Central vem ganhando importância estratégica, em países como Panamá, Porto Rico e Costa Rica, compensando a retração mercantil da Argentina e Bolívia. Essa diversificação reflete a estratégia da empresa de fortalecer sua gestão compartilhada com distribuidores internacionais e expandir sua base de clientes em regiões prioritárias.
No último ano, a Termolar ampliou sua presença em regiões e países estratégicos, como Uruguai, Colômbia e América Central. Para 2025, a empresa traça um plano ambicioso de crescimento de 20%, focando na ampliação de parcerias e no fortalecimento de sua atuação global. Com um histórico de liderança na exportação que já ultrapassa cinco anos, a Termolar reforça sua reputação no mercado global de produtos térmicos.
“Nosso foco está em crescer de forma sustentável, sempre alinhando inovação às necessidades de nossos mercados. Em 2025, queremos não apenas expandir, mas fortalecer nossa posição como especialistas em soluções térmicas principalmente em países que já somos referência, como Argentina, Uruguai e Paraguai”, afirma Natalie Ardrizzo, Presidente da Termolar.
O fortalecimento da exportação é um processo de construção contínua. Entre as estratégias adotadas está a participação em importantes eventos do setor. Neste mês de janeiro, a Termolar participa da Feira Ambiente, em Frankfurt, na Alemanha. “Com objetivo de prospectar novos mercados e aumentar nossos negócios em continentes como o europeu e africano, estaremos presentes mais uma vez no evento. Este é um momento importante para avançarmos no processo de internacionalização da marca e, além de expandir nossa atuação, cultivar a ótima relação já estabelecida com clientes pelo mundo todo”, enfatiza Elias Kerpen, Gerente de Exportação da Termolar.
Sobre a TERMOLAR
Com sede em Porto Alegre (RS) e Centro de Distribuição em Serra (ES), a empresa está presente no mercado desde 1958, exportando para Espanha, África do Sul, Noruega, Argentina, Uruguai, entre outros tantos países da América Latina, Europa e África. Anualmente, a Termolar produz cerca de 11 milhões de unidades, que integram uma ampla linha de soluções térmicas voltadas para casa, escritório e lazer, como, por exemplo, garrafas, copos, bules, cuias, ampolas e caixas. A empresa conta com mais de 700 colaboradores integrados em uma cultura humanizada e com o propósito de fabricar produtos que facilitem a vida e ofereçam conveniência aos consumidores.