rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ai-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cns-simesp-simers-health-meeting-puc-porto-alegre

Ulbra Notícias

Ulbra Notícias

Ulbra integra plataformas na cobertura dos Jogos Estudantis
Oito profissionais da Comunicação e 20 da Ulbra TV e Rádio Mix

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) integrou todos os seus veículos de comunicação, nas mais diferentes plataformas, na cobertura da 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos, que reuniram mais de 1,5 mil atletas, representando 27 escolas públicas e privadas de 18 cidades de cinco estados brasileiros e do Uruguai. Nada menos do que oito jornalistas da Assessoria de Comunicação da Instituição se somaram aos cerca de 20 profissionais da Ulbra TV e da Rádio Mix Poa durante os quatro dias de cobertura (de 1º a 4 de outubro), no Complexo Esportivo da Universidade em Canoas.

“Executamos um planejamento que primou pela integração entre nossos veículos e profissionais, utilizando todas as nossas plataformas, com o objetivo de potencializar ao máximo a cobertura deste importante evento que mobiliza a comunidade escolar, incluindo estudantes, pais e professores”, explica Daniel Brum, superintendente de Comunicação e Marketing da Aelbra (mantenedora da Ulbra).

A cobertura dos jogos, em suas sete modalidades, teve espaço nas redes sociais da Universidade (Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn e site da Ulbra e da Rede de Escolas) e na programação diária da Ulbra TV e Rádio Mix Poa. “Além dessa integração entre os veículos, a cada ano inserimos o curso de Jornalismo da Ulbra na cobertura, por intermédio dos nossos estudantes. Isso coloca os futuros profissionais em contato com o mercado, em um ambiente controlado e com a orientação de profissionais experientes”, destaca Marcelo Ermel, gerente de Comunicação da Aelbra.

Neste ano, a estudante de Jornalismo Natália Daniel participou da cobertura, dentro da sua cadeira de estágio, fazendo reportagens de quadra durante as finais dos jogos, no futsal juvenil masculino e feminino e no handebol juvenil masculino e feminino, transmitidas pelo canal do Youtube da Ulbra. “A estudante experimentou como funciona a dinâmica de uma cobertura ao vivo. Conseguimos envolver também profissionais da Ulbra Sport, professores e treinadores, que atuaram como comentaristas das partidas. Esse tipo de trabalho estimula e ajuda a fomentar o esporte em um complexo que é um dos melhores do Brasil”, afirma Adão Paz Junior, assessor de Comunicação do campus Canoas, que narrou as partidas finais.

Destaque na programação da Ulbra TV e Rádio Mix

Os Jogos Luteranos foram destaque na programação da Ulbra TV e da Rádio Mix FM Poa. Durante os quatro dias do evento, foram realizadas entrevistas, reportagens, participações ao vivo nos programas Fala Rio Grande, Conexão RS, Grenal na TV e Jornal da Mix. O programa Cafezinho, um dos destaques da Mix FM, foi transmitido ao vivo do lounge ao lado do campo de futebol na quinta-feira. O programa Nosso Olhar também foi gravado no mesmo local.

Toda cobertura ganhou repercussão e gerou conteúdos nas redes sociais da Ulbra TV e da Mix FM. Ao todo, mais de 20 profissionais da operação integrada da Mix FM e Ulbra TV participaram das coberturas. Para o diretor de Jornalismo e Programação da Ulbra TV e Rádio Mix FM Poa, José Pedro Villalobos, este é um momento importante tanto para a operação integrada das emissoras quanto no envolvimento com a Universidade: “Trata-se de um evento da maior relevância para a Ulbra e nós não poderíamos ficar de fora desta cobertura. Queremos cada vez mais fazer e ser parte ativa no dia a dia do mundo acadêmico e das escolas da Ulbra.”


Sarau das Nações celebra imigração e integração cultural

Evento evidencia formação da identidade brasileira

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas está sediando o 15º Sarau das Nações – Perspectivas Globais sobre a Imigração e a Integração Cultural, de 7 a 11 de outubro de 2024. O evento ocorre em um momento significativo para o Brasil, que celebra os 200 anos da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana. Essas datas históricas refletem a contribuição fundamental de diferentes povos na formação da identidade brasileira, marcada por sua diversidade cultural.

A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (7/10), às 18h30, na sala da diretoria de Relações Internacionais, localizada no saguão do prédio 1 da Ulbra Canoas. O Grupo Folclórico Alemão da cidade de Estrela, que é o mais antigo do Brasil, fez apresentações de danças típicas. Em seguida, às 19h30, deu-se início à Semana Acadêmica de Arquitetura com a palestra “Arquitetura Cenográfica”, ministrada pelo arquiteto Gustavo Bulow, na sala 217 do mesmo prédio.

Legado e valorização

Rafael Gessinger, presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, enfatizou a importância da homenagem no Sarau das Nações. “A Ulbra homenageia a chegada dos alemães e já fazendo uma conjugação com os 150 anos da imigração italiana. Isso é muito importante. O grupo folclórico de Estrela participou do carnaval com a Escola de Samba Império do Sol, em São Leopoldo, isto mostra que estamos em um ambiente de integração e alegria.”

O reitor da Ulbra RS, Adriano Chiarani da Silva, disse que através de arte, música, dança e discussões reflexivas, o evento propõe uma jornada de valorização e celebração do legado imigrante que continua a influenciar a sociedade atual. O diretor do Campus Canoas, Valdemar Sjlender, ressaltou que o 15º Sarau das Nações, além de homenagear os imigrantes alemães e italianos, presta tributo a todos os povos que contribuíram para a construção da cultura brasileira.

Experiência e aprendizado

De acordo com o professor Antônio Costa, diretor de Relações Internacionais da Aelbra, o evento é “um momento de avaliar e também refletir sobre a importância desse movimento na constituição da nossa sociedade, tanto na área cultural quanto econômica, e aqui muito representada pela imigração alemã e também italiana no nosso Estado. São perspectivas globais sobre as imigrações, sobre os processos de imigração e a integração cultural.”

Costa enfatizou que o evento busca fortalecer a relação da universidade com instituições parceiras e oferecer uma rica experiência de aprendizado aos alunos, com atividades que destacam a relevância da diversidade cultural para a formação acadêmica. O 15º Sarau das Nações é uma promoção da Diretoria de Relações Internacionais em parceria com todas as reitorias e direções acadêmicas das mantidas da Aelbra.

Também prestigiaram o Sarau das Nações, o presidente da Aelbra, Carlos Melke, o vice-presidente, Antônio Carlos Romanoski, o superintendente de Educação Superior, Fabiano Pereira Alves, o capelão Universitário da Ulbra, pastor André Cardoso, e vários diretores e coordenadores de cursos da Ulbra.

Objetivos do Sarau das Nações:

Destacar o papel da imigração na formação cultural e social do Brasil, com foco nas histórias da imigração alemã e italiana, além de reconhecer as contribuições de outros grupos imigrantes.
Fomentar o diálogo intercultural através de apresentações artísticas, que expressam as diversas tradições, línguas e formas de expressão herdadas pelos imigrantes.
Refletir sobre o impacto da imigração no Brasil contemporâneo, explorando influências na culinária, arquitetura, música e cotidiano brasileiro.
Incentivar a participação da comunidade acadêmica e local em atividades inclusivas que promovam a valorização de todas as culturas presentes no Brasil.
Conscientizar sobre os desafios e conquistas dos imigrantes, do passado e do presente, promovendo respeito e empatia.
Preservar as tradições imigrantes, criando um espaço de celebração das raízes culturais e partilha de histórias.
PROGRAMAÇÃO

15º Sarau das Nações

8/10 – 14h30: Online live: Anatomia Clínica do Nervo Vago. Palestrantes: Luis Gonzaga de Moura Junior e Cristina Fedrizzi Caberlon.
8/10 – 19h30: Online palestra: Mecanismos Hemostáticos. Palestrante: Martha Castillo (Colômbia).
8/10 – 19h30: Palestra: Sistema Linear, com Power Lume e Welker Geraldi. Local: Auditório 217, prédio 1.
9/10 – 19h30: Presencial: Início de Carreira em Arquitetura, com Nathália Gomes. Local: Sala 217.
9/10 – 19h30: Online: Gestão e Cultura Alemã – Case STIHL, com Cleomar Prunzel.
10/10 – 18h30: Online: Atratividade das Áreas Rurais e Imigração, com Elisete Simões Diogo.
10/10 – 19h30: Atividade Cultural: Direito Imigratório Italiano, com Giuseppe Pinelli. Local: Auditório 119, prédio 6.
10/10 – 19h30: Online: Innovación Social a Través del Arte, com Richard Marin Sevillano.
10/10 – 20h20: Palestra: MBYA – Vivendo Entre Dois Mundos, com Peterson Douglas Machado e José Filipe de Quadros Nunes. Local: Saguão de Eventos – Térreo, Ulbra Guaíba.
11/10 – 14h30: Online: Verde es el Color del Mañana, com Fernanda Rose Silva, Luciana Esther Portillo Mory e Richard Marín Sevillano.
30/10 – 19h30: Online: Imigração e Integração Cultural: Brasil-Haiti, com Cristina Gamino Gomes Tonial.


Ulbra Xperience está com inscrições abertas até 14 de outubro de 2024

Alunos e professores de todo o país podem participar da mostra científica

Estão abertas as inscrições para a Ulbra Xperience 2024, tradicional mostra de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Luterana do Brasil. Podem participar estudantes e professores de ensino fundamental, médio e superior de todo o país, inclusive iniciantes ou já inseridos no universo extensionista ou de pesquisas científicas. O evento ocorre na semana de 4 a 8 de novembro, no campus universitário da Ulbra, em Canoas. Inscreva-se até 14 de outubro!

Serão cinco dias de programação com a realização do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, Salão de Iniciação Científica Júnior, Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, Salão de Extensão e Mostra de Ciências e Inovação. No mesmo período, será realizada a Feira das Profissões da Ulbra, com a participação de centenas de alunos do ensino médio de Canoas, Porto Alegre e Região Metropolitana.

Melhores pesquisas
Os autores dos melhores trabalhos do Salão de Iniciação Científica serão convidados a publicar artigo na Revista de Iniciação Científica da Ulbra, após análise da banca avaliadora.

Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e Salão de Iniciação Científica Júnior: SIC e SICJr
Espaço científico para a divulgação e socialização dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e da Ulbra e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ITC), e também por alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, respectivamente.

Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica
Exposição de trabalhos realizados por estudantes de pós-graduação e estudantes egressos da graduação, que desenvolveram monografias ou trabalhos de conclusão de curso, bem como por professores e pesquisadores.

Mostra de Ciências e Inovação
Promove a integração de escolas públicas e privadas de educação infantil e ensino fundamental com a universidade, por meio da apresentação de projetos e atividades realizadas nas escolas.

Salão de Extensão
Espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento de Projetos de Extensão e da Curricularização da Extensão – PEIs nas Instituições de Ensino Superior.

Acesse o site e saiba mais: https://www.ulbra.br/xperience

Feira das Profissões da Ulbra Xperience

Paralelamente ao evento das mostras científicas, será realizada a Feira das Profissões da Ulbra Xperience. Visando uma experiência de visitação com conhecimento e inovação, a Ulbra Canoas colocará ônibus gratuito à disposição dos alunos do 3º ano do Ensino Médio que assim se organizarem e tiverem, pelo menos, 30 inscritos. A escola pode escolher o melhor dia entre 5, 6 e 7 de novembro e o melhor horário nos turnos das 8h às 13h e das 19h às 22h.

Para mais informações, contate:

1.   Adão Paz Junior, Assessor de Comunicação — (51) 98468-4061

2.   Pâmela Rigo, Relações Públicas — (51) 98933.8634


Colégio Ulbra Cristo Redentor é o campeão dos Jogos Escolares
Escola conquistou 18 medalhas de ouro, 13 de prata e 13 de bronze

A 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos, realizada entre os dias 1º e 4 de outubro de 2024, consagrou o Colégio Ulbra Cristo Redentor, de Canoas, como o grande campeão. A instituição garantiu um total de 44 medalhas, sendo 18 de ouro, 13 de prata e 13 de bronze. O evento, que reuniu estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, foi marcado por competições acirradas e pela celebração de valores como trabalho em equipe, solidariedade e respeito. Para os organizadores, o evento vai além do desempenho esportivo.

Antônio Carlos Romanoski, vice-presidente da Aelbra, destacou o papel transformador dos Jogos Internacionais Luteranos: “Os jogos nos inspiram a sermos mais solidários, resilientes, respeitosos e abertos à diversidade, valores que podem transformar nossas vidas e nossas comunidades”. Durante os quatro dias de competições, estudantes de várias faixas etárias disputaram em sete modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.

Desafios e conquistas

Carin Kuchenbecker, superintendente de Educação Básica da Aelbra, ressaltou o impacto positivo que o evento tem no desenvolvimento dos jovens. “O evento nos ensina sobre resiliência e superação. A jornada de cada atleta, com seus desafios e conquistas, reflete a realidade de que, com dedicação e perseverança, é possível superar obstáculos em qualquer área da vida”, afirmou. Além disso, Carin também enfatizou a importância da diversidade, uma marca dos Jogos, que reúnem pessoas de diferentes origens e culturas, promovendo a inclusão e a valorização das diferenças.

Outro destaque da edição de 2024 foi a inovação tecnológica introduzida pela organização. Um software de gerenciamento permitiu que familiares acompanhassem os resultados e o cronograma das competições em tempo real por meio de um aplicativo. Para Éverton Vargas, diretor do Colégio Ulbra São Lucas e gerente dos Jogos, essa novidade visou fortalecer o sentimento de comunidade e integração entre atletas e suas famílias.

Lições para a vida

Além das competições esportivas, o evento reforçou lições fundamentais para a vida dos participantes, como a importância do trabalho em equipe, a liderança e a convivência respeitosa. Segundo Núrfis dos Santos Vargas, gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica e Técnica, “os Jogos Luteranos, em sinergia com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuem significativamente para o desenvolvimento integral dos estudantes”.

As datas da edição de 2025 já foram anunciadas. Os Jogos ocorrerão de 30 de setembro a 3 de outubro, prometendo mais uma oportunidade de integração, esporte e aprendizado para milhares de jovens.


Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS

Fabiane Lopes Domingues é uma das três finalistas da 27ª edição do Prêmio Educação RS.

A professora do Colégio Ulbra São Pedro, Fabiane Lopes Domingues, é uma das três finalistas da 27ª edição do Prêmio Educação RS. O objetivo da premiação, criada em 1998 pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), é estimular e valorizar os profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A votação acontece de forma online, até domingo (6/10), por meio de cédula eletrônica enviada por e-mail.

“Quando vi meu nome entre os finalistas, meu coração transbordou de alegria e gratidão. Foi um projeto que teve um envolvimento muito grande das crianças e famílias. Estou muito satisfeita por ver que minha dedicação está deixando uma marca significativa na vida dos alunos, contribuindo para uma educação mais humana e integrada”, ressalta Fabiane.

Os vencedores, escolhidos pelos mais de 21 mil professores associados ao Sinpro/RS, serão laureados com a estatueta Pena Libertária no dia 18 de outubro, no Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Emoções e sentimentos

Fabiane criou o projeto Emoções e Sentimentos, voltado para o desenvolvimento emocional e sentimental das crianças na educação infantil. A proposta pedagógica, criada com base em uma metodologia lúdica e criativa, oferece às crianças a oportunidade de aprimorar o autoconhecimento e fortalecer a capacidade de expressão. “Meu objetivo é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas emoções, tornando o aprendizado uma experiência única”, diz Fabiane.

O projeto finalista contou com uma série de atividades em que as crianças puderam explorar seus sentimentos por meio de vídeos educativos, dramatizações, jogos em grupo e utilização de fantasias. “Entre algumas dinâmicas que fizemos, pedi para as famílias mandarem um áudio falando do quanto amam os seus filhos e o quanto eles são importantes. Um pai estava ajudando na enchente em Porto Alegre e, mesmo diante das dificuldades, enviou seu áudio, e isso foi de extrema importância para esse aluno que fazia dias que não via o seu pai”, ressalta a professora.

Áudios, fotos, crianças caracterizadas com suas emoções favoritas, todos esses métodos incentivaram os pequenos a compartilhar suas experiências sem medo. Estimular as crianças a nomear e entender o que sentem, além de gerenciá-las de forma construtiva, é uma forma de desenvolver competências socioemocionais essenciais para o seu desenvolvimento, e essa foi uma característica da iniciativa de Fabiane.

“Os resultados do projeto são visíveis no comportamento diário das crianças. Elas demonstram maior habilidade em trabalhar em equipe, resolvem conflitos e se comunicam de maneira mais assertiva e respeitosa. Assim, a sala de aula se transforma em um espaço acolhedor e seguro, onde o aprendizado e o crescimento emocional caminham juntos”, destaca.

Compromisso com a educação

O Colégio Ulbra São Pedro faz parte da Rede de Escolas da Ulbra e oferece ensino de qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Conforme a diretora da Instituição, Fabiana Bulsing dos Santos, a escola se destaca não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também por criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde alunos e professores são incentivados a desenvolver todo o seu potencial.

Para a diretora, ter uma professora como finalista na premiação é um reconhecimento valioso, não apenas para a profissional, mas também para toda a comunidade escolar. “Esse destaque ressalta a importância do trabalho docente e da dedicação necessária para transformar a educação. O papel de uma professora vai além de transmitir conhecimentos. Ela inspira, motiva e impacta vidas de maneira profunda. Esse reconhecimento é uma conquista para todos que acreditam no poder transformador do ensino e na relevância da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Fabiana.

Saiba quem são os finalistas:

Profissional
Fabiane Lopes Domingues – Colégio Ulbra São Pedro, Cachoeira do Sul
Esther Grossi – Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), Porto Alegre
Rualdo Menegat – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Projeto
Representatividade, Cultura Afro e Racismo 2023 — Reflexão Musical – Escola Municipal de Ensino Fundamental Felippe Alfredo Wendling, Sapiranga
Projeto Horta Mãe-da-Terra – educação ambiental e cidadania Unisinos, São Leopoldo
Entre Quadrinhos e Teoria: Uma análise filosófica do problema da indução na Física – Escola Família Agrícola da Região Sul, Canguçu

Instituição
Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes — AescaSinimbu
Instituto Sesi de Formação de Professores – Porto Alegre
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul — Uergs – Erechim


Xadrez é atração nos Jogos Escolares na Ulbra Canoas
Clima de expectativa e desafio toma conta dos 50 competidores

O terceiro dia da 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos foi marcado pela concentração e raciocínio rápido nas competições de xadrez. Com 50 competidores de diversas escolas, divididos nas categorias mirim, infantil e juvenil, o campeonato de xadrez atraiu olhares e mostrou a importância do esporte na formação dos jovens. As partidas aconteceram no complexo esportivo da Ulbra Canoas, e o clima foi de expectativa e desafio, com enxadristas buscando o xeque-mate nesta terça-feira (03/10).

As competições seguem as rigorosas regras da Federação Internacional de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez, com partidas cronometradas pelo sistema Swiss Perfect 98, como explica Guilherme Fortes, árbitro com 17 anos de experiência no esporte. “Cada competidor tem 10 minutos para vencer. Quando o tempo acaba, a partida também termina”, detalha Fortes, que elogia o nível técnico dos jovens jogadores.

Destaques

Entre os destaques da competição, está Elise Lopes, 14 anos, campeã da categoria infantil em 2023. A jovem do Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul, voltou este ano determinada a manter o título. “Após tentativas frustradas nos esportes físicos, encontrei no xadrez um meio de exercitar a mente. Estou confiante para ganhar de novo”, afirma Elise, que treina há três anos.

Outro nome a ser observado é o de Bárbara Monticelli, 13, do Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul. Após conquistar o bronze na edição anterior, Bárbara está focada em levar o ouro para casa desta vez. “Já ganhei bronze e prata, agora é a vez do ouro”, diz a enxadrista com entusiasmo.

Ferramenta educacional

Murilo da Silva,10, participa pela primeira vez dos Jogos na categoria mirim, representando o Colégio Luterano Concórdia de Canoas. “Aprendi a jogar com o meu irmão e estou achando tudo muito legal”, comenta o jovem, encantado com a experiência.

O xadrez, além de ser uma competição acirrada, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento educacional dos alunos. Guilherme Fortes ressalta que o esporte “melhora a concentração, a memória e o raciocínio lógico”, habilidades que ajudam os alunos no desempenho escolar.

Impacto positivo

Lucas Pereira, 12, do Colégio Concórdia de São Leopoldo, concorda: “O xadrez me ajuda muito na memória e concentração”. Já Arthur Schuck, 14, do Colégio Martinho Lutero, de Guaíba, destaca o impacto positivo nas aulas: “Melhorou muito meu raciocínio lógico”.

Os Jogos Internacionais Luteranos, que ocorrem até sexta-feira (4/10), reúnem 1.500 atletas de 27 escolas de cinco estados brasileiros e do Uruguai, promovendo não apenas a competição esportiva, mas também a integração entre os jovens. Além do xadrez, o evento inclui modalidades como futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e natação, reforçando valores como liderança, trabalho em equipe e amizade.

Enquanto Elise, Bárbara e outros competidores aguardam o desfecho das partidas, o xadrez segue como um destaque dos Jogos, comprovando que, mais do que buscar a vitória, os jovens enxadristas estão aprendendo lições valiosas para a vida.

Nesta sexta-feira (04/10), último dia de competições, as modalidades coletivas encerram os jogos: vôlei, futsal, handebol e basquete. A cerimônia de encerramento ocorre, às 16h, no Ginásio principal da Ulbra. Com a parceria da SP Produções, a Ulbra Canoas vai transmitir as finais a partir das 10h.

28º Jogos Internacionais Luteranos

1.500 atletas
Dois países: Brasil e Uruguai
Cinco Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Departamento Montevidéu

18 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Guaíba, Igrejinha, Imbituva, Montevidéu, Novo Hamburgo, Palmas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santarém, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul.
Sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.

As escolas participantes:
Colégio Concórdia (Porto Alegre e Santa Rosa), Colégio Luterano Arthur Konrath (Estância Velha), Colégio Luterano Concórdia (Canoas e São Leopoldo), Colégio Luterano da Paz (Porto Alegre), Colégio Luterano Redentor (Igrejinha), Colégio Luterano Rui Barbosa (Marechal Cândido Rondon), Colégio San Pablo (Montevidéu), Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom), Colégio Ulbra Cristo Redentor (Canoas), Colégio Ulbra Cristo Salvador (Santarém), Colégio Ulbra Martinho Lutero (Guaíba), Colégio Ulbra Palmas (Palmas), Colégio Ulbra São João (Canoas), Colégio Ulbra São Lucas (Sapucaia do Sul), Colégio Ulbra São Pedro (Cachoeira do Sul), Escola de Aplicação Feevale (Novo Hamburgo), Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Freire (Canoas), entre outras.


Jogos escolares proporcionam momentos de intercâmbio
São 27 delegações no complexo esportivo da Ulbra

A 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos seguiu ontem com o segundo dia de competições no complexo esportivo da Ulbra Canoas. O evento, que vai até sexta-feira (4/10), promove não apenas a prática esportiva, mas também a integração e o intercâmbio entre os jovens.

Bruna Pabilla, de 16 anos, do Colégio San Pablo, de Montevidéu, é estreante nos jogos. Atleta de vôlei, ela compartilha esse sentimento: “Esse intercâmbio entre estudantes de diversos locais, inclusive países diferentes, é muito saudável e também divertido, pois dá a oportunidade de conhecer pessoas novas”.

Ines Rodriguez, 17, também do Uruguai, concorda: “Estou muito feliz de estar competindo. Este intercâmbio esportivo é divertido. Estou conhecendo pessoas de outras culturas, outros países e compartilhando isso com meus amigos.” Já Victoria Fernandes, veterana com quatro participações e duas vitórias, ressalta: “É puro divertimento, disputa saudável e experiência única participar deste torneio”.

Mais de 1.500 atletas, representando 27 escolas públicas e privadas de 18 cidades de cinco estados brasileiros e do Uruguai, competem em sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez. Muitos alunos viajaram horas, cruzando fronteiras e estados, para participar dessa oportunidade única. A delegação de Montevidéu, por exemplo, percorreu 14 horas de ônibus para chegar ao evento.

Além do esporte

Os Jogos Internacionais Luteranos vão além das disputas esportivas, reforçando valores como trabalho em equipe, liderança e amizade. Alice Silveira Alves, 13, de Guaíba, reflete sobre sua primeira experiência nos jogos: “É muito inovador pra mim. A gente não para um minuto, e são vários jogos. Eu acho muito divertido.” Henrique Santos, 14, do Colégio Concórdia de Canoas, destaca a importância dos jogos para a sua geração: “É muito importante, em uma era tão digital, a participação de crianças e adolescentes em atividades esportivas”.

Tecnologia e tradição

Para muitos jovens, os jogos representam não apenas uma competição, mas uma oportunidade de se desafiar e de se conectar com outros estudantes. Thierre Bernardes Nunes, 17, do Colégio Ulbra São Pedro de Cachoeira do Sul, enfatiza: “Essa combinação dos estudos com o esporte na vida dos alunos é trazer todo mundo para essa atmosfera de competição. É muito legal, pois é uma experiência diferente.” Seu colega Pedro Manoel Rocha Linhares, também de 17 anos, acrescenta: “É uma experiência muito boa, porque, querendo ou não, é uma competição muito saudável. A gente vem, joga e se diverte.”

A novidade tecnológica desta edição permite que as delegações e atletas se conectem digitalmente durante as competições, tornando a experiência ainda mais interativa e imersiva. No entanto, a presença física e as interações continuam sendo o ponto alto para muitos dos estudantes, que valorizam a oportunidade de fazer novas amizades e aprender com outras culturas.

SAIBA MAIS

28º Jogos Internacionais Luteranos

* 1.500 atletas
* Dois países: Brasil e Uruguai
* Cinco Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Departamento Montevidéu
* 18 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Guaíba, Igrejinha, Imbituva, Montevidéu, Novo Hamburgo, Palmas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santarém, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul.
* Sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.

As escolas participantes:
Colégio Concórdia (Porto Alegre e Santa Rosa), Colégio Luterano Arthur Konrath (Estância Velha), Colégio Luterano Concórdia (Canoas e São Leopoldo), Colégio Luterano da Paz (Porto Alegre), Colégio Luterano Redentor (Igrejinha), Colégio Luterano Rui Barbosa (Marechal Cândido Rondon), Colégio San Pablo (Montevidéu), Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom), Colégio Ulbra Cristo Redentor (Canoas), Colégio Ulbra Cristo Salvador (Santarém), Colégio Ulbra Martinho Lutero (Guaíba), Colégio Ulbra Palmas (Palmas), Colégio Ulbra São João (Canoas), Colégio Ulbra São Lucas (Sapucaia do Sul), Colégio Ulbra São Pedro (Cachoeira do Sul), Escola de Aplicação Feevale (Novo Hamburgo), Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Freire (Canoas), entre outras.


Ulbra investe em novos equipamentos para cursos de Medicina e Enfermagem
Aquisições visam preparar os alunos para as atividades práticas

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) adquiriu mais equipamentos para os laboratórios da área da Saúde do campus Canoas. Agora, a Universidade conta com novos manequins e simuladores de membros, que vão auxiliar os alunos em aulas práticas de curativos e sondagens, intubação adulta e pulsões pediátricas dos cursos de Medicina e Enfermagem.

As aquisições se somam à Central de Laboratórios do campus Canoas, que passou recentemente por uma grande transformação. Após uma série de reformas, as novas instalações oferecem uma infraestrutura moderna, acessível e ainda mais completa. São 32 laboratórios espalhados por quatro andares do prédio 19, permitindo uma formação integrada, unindo todos os cursos da área da saúde.

Os equipamentos proporcionam a compreensão de múltiplas habilidades de assistência direta ao paciente. Eles permitem que o aluno tenha um primeiro contato com coleta de exames laboratoriais, gasometria, pulsão intravenosa com cateter e outros. Um dos diferenciais também está no manequim que possui um indicador de led que informa quando o aluno age corretamente no treinamento de reanimação cardiopulmonar.

Abordagem multiprofissional para aprendizado completo

Um dos diferenciais da experiência de aprendizado proporcionada pela Ulbra é a oferta de aulas práticas em laboratório desde os primeiros semestres. A  Universidade conta um acervo de  amostras do corpo humano dos doadores anatômicos, além de ter à sua disposição uma série de tecnologias de ponta, como os equipamentos recém-chegados. Os manequins permitem que os alunos pratiquem habilidades essenciais, como cuidados e procedimentos básicos com o paciente, em um ambiente seguro e controlado.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Priscila Carvalho Fogaça, os manequins chegam para completar o aprendizado dos alunos. “Antes de executar diretamente no paciente, quando o aluno faz o treino no manequim, nós conseguimos corrigir e ele consegue perceber a necessidade de algumas ações, simulando realidades que eles vão vivenciar na vida profissional e como acadêmicos diretamente com os pacientes”, explica Priscila.

Da mesma forma, a coordenadora dos Laboratórios da Ulbra no campus Canoas, Roberta Rocho, destaca a importância dos novos equipamentos para que os alunos cheguem preparados para o atendimento aos pacientes. “Com a adição desses recursos, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas competências técnicas e desenvolver a confiança necessária para a prática clínica. A importância dessa aquisição se reflete na preparação dos futuros profissionais de saúde, que sairão mais bem equipados para enfrentar os desafios do atendimento ao paciente”, opina Roberta.