Apenas quatro dias depois que as enchentes do Rio Grande do Sul começaram, o Vakinha, maior site de doação online da América Latina, liderou uma campanha histórica para ajudar, em diversas frentes, os milhares de atingidos e a reconstrução das cidades devastadas. Reconhecida por ser um canal seguro para doações, contabiliza a abertura de cerca de duas mil novas vaquinhas por dia, conectando campanhas a pessoas que querem fazer o bem. No entanto, desta vez, a empresa decidiu coordenar o processo em parceria com o influenciador Badin Colono e alavancou um movimento solidário que captou quase R$ 80 milhões.
“Chegamos a este valor em surpreendentes três meses. Causas emergenciais como esta costumam ter bastante adesão no site do Vakinha, mas foi impressionante a velocidade com que conseguimos arrecadar doações para o Rio Grande do Sul neste episódio. Depósitos que vieram de todo o território nacional e de várias partes do mundo.”, conta Luiz Felipe Gheller, fundador e sócio da empresa.
No dia 11 de abril, às 14h40, ele conta toda a história da campanha — do anúncio inicial até a destinação dos recursos — no South Summit Brazil. Ele subirá ao palco The Next Big Thing com o COO do Vakinha, Thiago Cid, para uma conversa mediada por Gabriella Bordasch no painel “Dos 800 milímetros aos R$ 80 milhões” — fazendo referência ao volume de chuva que atingiu o estado gaúcho. Quem foram os parceiros, as ONGs e projetos contemplados e o desafio da transparência estão entre os temas que serão abordados.
Para Gheller, além da credibilidade e da transparência da plataforma, a popularidade de Badin e a divulgação do programa Pretinho Básico contribuíram para o resultado. Batizada de “A Maior Campanha Solidária do RS”, a iniciativa reuniu mais de cem empresas, além de 150 influenciadores em redes sociais. Mais de 1,3 milhão de pessoas contribuíram com doações. O valor chegou a 95 municípios afetados e beneficiou mais de 600 projetos nas áreas de assistência social, educação, reestruturação econômica, saúde, habitação e saneamento.
“Temos um papel importante de conectar pessoas em prol do bem. E essas conexões, com certeza, facilitaram a propagação da campanha. Mas só chegamos a este valor por conta da solidariedade de muita gente. Em meio a uma tragédia como esta, com repercussão internacional, é um privilégio ter ferramentas para expandir as possibilidades de contribuir”, conclui Gheller.
Entre outros destinos recentes da verba arrecadada na campanha, está a contribuição para o Geração Caldeira, um programa do Instituto Caldeira voltado para jovens que queiram trabalhar com inovação e tecnologia. O Vakinha tornou-se mantenedor do projeto, ao lado de grandes marcas parceiras, viabilizando bolsa financeira e conexão com vagas de trabalho àqueles jovens inscritos que foram diretamente afetados pelas enchentes.
Com os recursos da campanha SOS Enchentes RS, o Vakinha também apoia a primeira Favela 3D do estado, a ser implementada em Eldorado do Sul, região fortemente atingida pela tragédia de maio de 2024. A iniciativa é liderada pela ONG Gerando Falcões e promete transformar a vida de centenas de famílias da região com investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social.
SERVIÇO
“Dos 800 milímetros aos R$ 80 milhões”
Local South Summit Brazil – Cais do Porto – Porto Alegre – RS
Palco [The Next Big Thing]
Dia 11 de abril de 2025 (sexta)
Hora 14h40
Mediadora Gabriella Bordasch
Speakers Luiz Felipe Gheller (fundador e CEO do Vakinha) e Thiago Cid (COO do Vakinha)
Sobre o Vakinha
Fundado em 2009 pelos empreendedores Luiz Felipe Gheller e Fabricio Milesi, o Vakinha é o maior site de doações online da América Latina. Com uma plataforma acessível e transparente, oferece segurança ao conectar causas importantes a pessoas que querem doar. A plataforma contabiliza 13 milhões de doadores e 5,2 milhões de campanhas nestes 16 anos. São mais de 150 milhões de acessos anuais; 400 mil doações mensais e duas mil vaquinhas criadas por dia em segmentos diversos, como saúde, proteção animal, educação, combate à fome, meio ambiente e causas emergenciais. Para impulsionar esse movimento no país, a empresa também conta com um hub de iniciativas de impacto, que inclui eventos solidários, um serviço para impulsionar a captação de recursos por ONGs parceiras e uma solução para conectar empresas e causas.